top of page

Não estamos no Spotify!!!

O Spotify é uma plataforma inimiga dos músicos, em vez de ajudar atrapalha e faz exigências absurdas. Por isso decidimos retirar nossas músicas dessa plataforma.
Para ouvir o Ratos do Beco escolha o Bandcamp o outro site de stream.

ratosScan_03-02-2019_1225_edited.jpg

Ratos do Beco
São Paulo, setembro de 1978

Quem são os Ratos do Beco?
(sim, “do Beco” e não os “de Porão”)

Ratos do Beco foi provavelmente a primeira banda de punk rock Brasileira a gravar suas músicas, em setembro de 1978.

A banda foi criada por Miguel Barella (depois Agentss, Voluntários da Pátria, Alvos Móveis e, atualmente, Blue Beast), RH Jackson (depois Low Key Hackers, parceiro de João Debruço no disco Caracol e produtor de importantes bandas como Ira, Fellini e Ratos de Porão), Guilherme Xepa e Roberto Refinetti, todos colegas de escola.

Barella e Jackson sempre foram perfeccionistas, como ficou claro nos trabalhos e bandas que tiveram depois do Ratos do Beco. Os dois achavam que o Ratos do Beco não deveria subir no palco sem um repertório sólido e bem ensaiado, mas... que palco? Em 1978 não existiam palcos para bandas desconhecidas e independentes e alternativas (o Lira Paulistana só abriria as portas em outubro de 1979 e teria sido o lugar perfeito para o Ratos do Beco tocar).

Por falta de locais para se apresentar, os ensaios do grupo se transformaram em shows. Sempre apareceriam amigos interessados para ouvir o “musica punk” além dos curiosos ocupantes dos carros que paravam no farol em frente da garagem, onde a banda ensaiava com a porta estrategicamente aberta, e que voltavam para ouvir a musica de perto e perguntar que estilo era aquele.

Um desses ensaios foi gravado em fita de rolo, guardada pelo Miguel Barella, e se materializou em um vinil de 7” lançado pela Nada Nada Discos quem vem acompanhado de um encarte com fotos e um texto informativo e contextualizante.

Tanto a gravação quanto as fotos do encarte foram feitas pelo Tuca Nemeth que depois coproduziu o primeiro compacto do Agentss. Tuca era outro colega de escola e tecladista do grupo Quarteto Bizarro que tinha na sua formação o RH Jackson e Giuseppe Lenti. Em 1984 Giuseppe, integraria o Voluntários da Pátria junto com Miguel.

O disco é um documento fiel e detalhado da estética da época. Traz quatro composições originais do Ratos do Beco, um trecho de “Now I Wanna Sniff Some Glue” dos Ramones, e dá uma ideia do que poderiam ter sido os shows que não aconteceram.

O Ratos do Beco durou de setembro a dezembro de 1978. Sua curta vida foi interrompida pela mudança para os Estados Unidos de RH Jackson e Roberto Refinetti.

Sem parceiros musicais Miguel Barella esperou até 1982 para formar a banda Agentss.

Ratos do Beco encarte 2_edited.jpg
bandcamp-button-bc-circle-black-256.png

O compacto do Ratos do Beco está disponível no Bandcamp, com link no logo ao lado, e no site da Nada Nada discos.

Grupo do Facebook

Acesse o grupo Ratos do Beco.

CONTATO

bottom of page